Paciente: Sexo feminino. Vinte anos.
Estresse pós-traumático. Alucinações visuais.
Avistamentos de um vulto, o "homem grande".
Cartas de tarô, de origem desconhecida.
Muda.
Mora só.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Relatos de Kassandra - III - as filmagens

As impressões da intérprete de Kassandra, Renata Stein, durante as filmagens do curta. Os relatos sobre os ensaios podem ser lidos aqui e aqui.



1º Diária - 07/01/2012

Foi um dia cansativo, na verdade, eu já cheguei um pouco "mole" no set de gravação. Parece que demorei o dia todo para me acostumar a trabalhar com tantas pessoas na sala da casa da Kassandra. Apesar disso, acredito que consegui alcançar o clima da vida de Kassandra rapidamente. Porém, isso me fez ficar a diária toda quieta, observando e muito concentrada, o que me deixou um pouco "pra baixo".

A concentração me ajudou na cena mais difícil do dia, a Cena 5, quando precisei chorar, e mesmo assim foi muito complicado. Eu me senti sensível a toda situação, me envolvi, me emocionei, mas a lágrima não saiu tão fácil. Sei também que muito dessa dificuldade se dá devido os muitos cortes que tem entre um take e outro, fazendo muitas vezes esfriar o clima. As lágrimas, as poucas lágrimas, saíram após um olhar do diretor Ulisses. Me ajudou pensar que eu poderia estar decepcionando ele.

A presença do meu colega de elenco Maico me fez sentir melhor, já que era uma das poucas pessoas que eu conhecia bem e me sentia a vontade como Kassandra. Eu cheguei no set já me preparando para ser Kassandra, conheci a maioria das pessoas lá mesmo e não tive oportunidade para me entrosar com elas. Assim me pareceu que só o Maico e o Ulisses estavam acreditando no meu trabalho, e isso me deixou mais reclusa durante as gravações.

Conversando com o diretor, percebemos que isso é uma das diferenças entre teatro e cinema. São muitas pessoas trabalhando no set, cada um com uma função e concentrada totalmente nela, muitas pausas para trocar o enquadramento e a luz e eu, no caso, sozinha sem outros atores, tentando me concentrar. No teatro são meses de preparação e ensaios, sempre com os mesmos atores, criando uma relaçãoo de confiança. E depois temos a apresentação, onde temos os olhares todos voltados para nós.

Cheguei em casa exausta e extremamente sensível.

2º Diária - 08/01/2012

Hoje o dia foi mais leve, em questão de concentração e sensibilidade. Cheguei mais à vontade no set e o Maico chegou mais cedo, e a Suzana Witt estava lá também. Assim eu ri e me descontrai mais, porém fez eu ter mais dificuldade para me concentrar em certas cenas depois. Percebi que, por mais que seja pesado ser Kassandra, é necessário muita concentração para sê-la. Assim voltei um pouco para a reclusão para não falhar. Senti cheiro de café durante um bom tempo, por causa da camisa do meu colega de elenco Leandro Lefa.

O que foi pesado hoje foram as cenas de ataque, de fuga e de outros desastres, ou seja, muita pancadaria e  como resultado, muitos roxos. E o complicado do dia foi resolver as cenas com os passarinhos, afinal parece que todos eles tinham algum problema parecido com o da Kassandra, todos doidinhos. 

Cheguei em casa satisfeita.

3º Diária - 09/01/2012

Eis o Homem Grande. Hoje ele resolveu aparecer. Foram gravadas as cenas com ele, com sangue e a maioria das cenas com plano detalhe.

Que dia cansativo e estranho. Não sei, ou melhor, não sabemos dizer o porquê, mas estava esquisito. Achei o diretor mais impaciente hoje também (será que ele vai me permitir postar isso?).

Não por isso, mas hoje não achei que dei tudo de mim. Acho que era cansaço mesmo. Ser Kassandra cansa. E apesar de todo o cansaço, no final das gravações eu permaneci lá no set. Preguiça? Despedida? Ou seria apenas o maravilhoso pãozinho da Ramona e a massagem do Maico que me prenderam lá?

Kassandra agora só nos próximos meses com muito mais sangue e cores.

Agradeço muito a toda equipe que contribui para a concretização desse curta e que esta dando vida a um sonho do Ulisses, e que agora também é meu.

You can also read the Kassandra's English Version!

Nenhum comentário:

Postar um comentário