Paciente: Sexo feminino. Vinte anos.
Estresse pós-traumático. Alucinações visuais.
Avistamentos de um vulto, o "homem grande".
Cartas de tarô, de origem desconhecida.
Muda.
Mora só.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Preparando o elenco de Kassandra

Texto escrito pelo diretor Ulisses da Motta Costa sobre a preparação dos atores em Kassandra.

Ajude Kassandra a virar realidade! Participe e divulgue o nosso crowdfunding!!! 

A preparação de elenco virou coisa seríssima no Brasil. Há quem discorde ou concorde, há quem acha essencial, há quem defenda que isso tira a autonomia do diretor. Mas o certo é que ajudou a moldar a imagem atual do cinema nacional: atuações ao mesmo tempo naturais e viscerais.

Como Kassandra é um projeto pequeno, eu mesmo resolvi fazer junto com os atores um esboço de preparação de elenco (não é de longe a minha especialidade). O trabalho foi dividido basicamente em três partes (com os vídeos publicados anteriormente em outros posts ilustrando):


A - Ler e debater o roteiro:

Fazer leituras de roteiro e debater com os atores quais as impressões e compreensões que eles tiveram acerca do material é algo que eu sempre faço. Gosto de saber como eles enxergam as motivações e as ações do personagens (acima, uma leitura com Renata Stein, Maico Silveira e Suzana Witt).

Isso, não raro, muda detalhes do roteiro: não só as falas (descobrimos se realmente funcionam durante as leituras), como também características dos personagens. Por exemplo: no roteiro, havia menção de que o pulso de Kassandra tinha cicatrizes de tentativa de suicídio. Para Renata Stein, contudo, se a personagem tivesse tentado se matar, ela certamente conseguiria. No momento em que ela trouxe esta interpretação, pareceu fazer todo o sentido ela não ter as cicatrizes. Por conta da leitura que a atriz teve da sua personagem, um dos seus traços físicos foi modificado. 

A maneira como os atores captam o subtexto do roteiro é essencial também para saber o quanto que ele funciona. E é interessante ver como cada artista procura seu foco: na reunião vista no vídeo abaixo, as preocupações de Maico Silveira e de Luis Franke são diferentes: o primeiro quer entender melhor a protagonista, enquanto o segundo procura uma resposta mais clara para os elementos subjetivos da trama:


B - Preparação de atores

Nunca usei antes uma preparação de atores que envolvesse exercícios e trabalhos específicos para criar sensações e sentimentos nos atores. Mas em Kassandra achei que poderíamos fazer isso de forma intensa, especialmente para preparar Renata Stein para as várias camadas da personagem. No vídeo abaixo, um exercício de aquecimento em que ela e Maico Silveira não podiam se encostar.

Um dos nossos trabalhos desenvolvia reações ao medo: Renata tinha que ficar deitada num sofá no escuro (os ensaios aconteceram na locação, o que nos ajudou), com o rosto virado em direção ao encosto e as costas desprotegidas. Enquanto isso, eu caminhava lentamente em torno dela. Ela não poderia se mexer ou gritar: apenas mexer duas bolinhas de yin-yang nas mãos quando a tensão ficasse insuportável.

No início, cada estalido do chão de parquê desencadeava o tilintar das bolinhas na mão de Renata. Num dado momento, porém fiquei em silêncio por alguns minutos -- até que a própria ausência de som  fosse mais angustiante do que qualquer ruído.

Um exercício que usamos em vários momentos (inclusive minutos antes de filmar) foi sugerido por Maico: Renata não podia deixar que outra pessoa tocasse nela. Alguém tinha que tentar encostar nela com as mãos, as pernas e mesmo com o corpo. O que começava quase engraçado aos poucos virava uma espiral de desespero, em que a atriz tentava escapar do toque a qualquer preço.

O bom deste exercício é que podíamos mudar a pessoa que tentava tocar Renata (até mesmo eu fui um dos "agressores") conforme a situação -- foi particularmente dramático quando ela fez esta rotina com Leandro Lefa, poucos minutos antes de gravarmos uma cena em que o personagem dele tenta impedir Kassandra de passar por uma escadaria.

Com o mesmo Lefa elaboramos outra atividade: como seu personagem é uma ameaça a Kassandra, achei interessante eles trocarem de papeis e ela tentar subjugá-lo. A "brincadeira" era assim: Leandro ficava sentado no chão e tentava levantar, enquanto Renata impedia-o. Achei o exercício começaria leve, intensificando-se gradualmente. Que nada: ambos já tinham introjetado seus personagens de tal forma que se atracaram quase em luta corporal assim que eu disse "podem começar". 


C - Ensaios

Num certo ponto da pré-produção, os atores já conheciam muito bem o roteiro. Porém, o ensaio de pelo menos algumas das cenas era essencial para que começássemos a ver o ritmo interno delas, como seria a marcação do elenco e mesmo se os enquadramentos funcionariam.

É interessante ver o quanto que o resultado final da cena é diferente do que era no início dos ensaios em termos de atuação. Num primeiro momento, os atores ainda não estão totalmente confortáveis com o personagem. Por isso, abrimos espaço para improvisos e para ideias tolas -- num dos ensaios, pedi para que o elenco atuasse como se Kassandra fosse uma comédia, ao notar que o ritmo tinha se engessado num formato muito truncado. O resultado deu certo: limpou o excesso de reverência e pudemos voltar a algo mais contemplativo e ainda assim mais fluido.

No vídeo abaixo, a mostra de que o improviso funciona: o celular de Renata tocou  durante um ensaio. Ela, porém, não podia sair do personagem -- ou seja, não podia falar. Seu companheiro de elenco acompanhou o espírito e manteve-se no personagem durante o imprevisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário