Paciente: Sexo feminino. Vinte anos.
Estresse pós-traumático. Alucinações visuais.
Avistamentos de um vulto, o "homem grande".
Cartas de tarô, de origem desconhecida.
Muda.
Mora só.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Uma análise psicológica de Kassandra

O texto a seguir é de autoria da psicóloga Manuela Marques, que assistiu ao curta no Ipsi In Cine, em Novo Hamburgo/RS. É uma análise de Kassandra sob o ponto de vista da psicologia.

O texto contêm alguns spoilers, então aconselhamos para quem já assistiu ao filme. 



Minhas impressões sobre Kassandra

********AVISO: Contém Spoilers!***********

No dia 8 de maio, finalmente consegui assistir o curta Kassandra, do diretor Ulisses Da Motta Costa, no Ipsi in Cine, evento cultural do Instituto de Psicologia de Novo Hamburgo (IPSI), o qual tive igualmente o imenso prazer de ajudar a organizar. É impossível não se remeter, num primeiro momento ao brilhante e mais conhecido filme de Hitchcock, o clássico Psicose, afinal se trata de um suspense em preto e branco, com cortes rápidos que capturam o olhar com eficiência tamanha, que sentimos medo de piscar para não perder nenhum detalhe. No entanto, no decorrer da trama, abandonamos tais semelhanças e o expectador se sente jogado para dentro do enredo, como uma espécie de testemunha oculta. 

Kassandra é introduzida através da interlocução de um terapeuta como uma paciente que sofre diversas pertubações psicológicas, que remetem em sua forma sintomática para além do espectro autista à figura de um bebê: não fala, se alimenta basicamente de leite, além da composição infantilizada a qual se apresenta, com brinquedos e vestimentas que retomam uma criança pequena. O olhar caleidoscópico de Renata Stein, que deu vida à personagem, é um dos pontos brilhantes de sua atuação, capaz de envolver, mobilizar, aterrorizar e emocionar o público sem emitir uma única palavra. 

A ambivalência entre agressividade e desproteção, sexualidade e infantilização, mutismo e comunicação se fazem presentes o tempo inteiro, como em uma das cenas onde um canário preso em uma gaiola fica fortemente amedrontado com a presença dela, ainda que seus movimentos sejam suaves e aparentemente pacíficos. São diversos os detalhes simbólicos que provocam a mente, convocando-nos a encontrar uma linha mestra e lógica para entender o que afinal se passa com Kassandra ou antever o final da história, muito embora o final não nos traga respostas concretas. Pelo contrário: é preciso um extenso período de digestão para darmos ao filme a interpretação que quisermos. Na discussão que tivemos no evento, o próprio diretor Ulisses não nos deu respostas, afirmando que ele mesmo não as tem. 



É isto uma das coisas que torna o filme tão interessante e o faz sair do lugar comum, a amplitude de interpretações que ele permite, como a arte em seu estado mais puro. Inúmeras vezes durante a trama, me veio à mente o conceito bioniano de “Terror sem Nome”, que na minha modesta opinião parece traduzir a falta de voz, de cor e de explicações concretas. Para Bion, um dos grandes gênios teóricos psicanalíticos, o "Terror sem Nome" estaria relacionado a um estágio pré-verbal, advindo de experiências infantis de caráter traumático, adquiridas sem a menor possibilidade de racionalização, que não puderam ser convertidas em palavras, em fala. Mediante a atemporalidade que caracteriza o inconsciente, na vida adulta, tais aspectos que foram lançados e permanecem inconscientemente armazenados de maneira caótica, retornam para aterrorizar o sujeito, como um bloco imenso de angústia, de caráter inominável. 

O filme, ainda que de maneira não intencional, retrata de forma belíssima este estado descrito na literatura psicanalítica. A cena em que particularmente me emocionou, é a em que ela telefona para sua mãe, e como não pode falar, se comunica arranhando o telefone para responder “sim” ou “não”. O abandono e descaso da mãe na cena, o imenso desamparo estampado nos olhos da personagem, o silêncio da cena ao desligar, a falta de cor, petrificam o olhar. Um abandono que se pode inferir que não se trata do primeiro, para que ela tenha chegado àquele estado psíquico. Ali, ao menos no que tange a minha interpretação pessoal, temos uma pista de um assassinato real. Talvez o único que realmente existiu, uma vez que a cena onde um assassinato ocorre concretamente deixa dúvidas quanto à sua legitimidade, por não sabermos se tratar de um acontecimento real ou alucinado pela personagem, enquanto a cena do telefone nos transforma em testemunhas oculares de um assassinato psíquico. 

Concluo a minha crítica ao filme Kassandra sem traçar conclusões nem apresentar respostas, fazendo justiça a este curta que de forma tão generosa nos permite refletir e perguntar mais do que concluir e responder. Ou como diria Bion, sobre os conteúdos entregues sem o menor esforço no que tange a construção do pensamento, “a resposta é o infortúnio da pergunta”. A única coisa que é impossível não afirmar sobre ele é que sem a menor sombra de dúvidas, é um filme que realmente merece ser assistido.

Manuela Marques é psicóloga clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário