Paciente: Sexo feminino. Vinte anos.
Estresse pós-traumático. Alucinações visuais.
Avistamentos de um vulto, o "homem grande".
Cartas de tarô, de origem desconhecida.
Muda.
Mora só.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Filmando em preto-e-branco


Hi! You can also read the Kassandra's English Version!

A fotografia em preto-e-branco sempre foi uma das ideias fundamentais na criação de Kassandra. Desde sempre se imaginou o filme sem cores. A imagem tinha que ser pensanda em termos de claro e escuro. Portanto, as decisões da fotografia, da arte, do figurino e da maquiagem precisam ser diferentes do normal.

O diretor de fotografia do projeto é Pablo Chasseraux (foto abaixo), um dos mais requisitados profissionais no Rio Grande do Sul, com dúzias de projetos de publicidade, TV e cinema -- uma amostra de seu trabalho pode ser vista aqui. Ele está usando uma Cannon 5D e, na verdade, está gravando as imagens coloridas, para depois o preto-e-branco ser aplicado na pós-produção. Contudo, as cenas são monitoradas sem cores. É preciso ver se os contrastes de claro e escuro estão funcionando e se a imagem não está excessivamente cheia de cinzas.

Como  a preocupação era se as áreas do enqudramento estavam claras ou escuras, o diretor de fotografia passou a não se importar com a temperatura de cor. Ou seja, alguns planos tem luzes frias e quentes misturadas. Se vistas em cores, parecem uma baderna. Mas no preto-e-branco criam um efeito extraordinário. Cauteloso com o carnaval de cores que apareciam na câmera, mais de uma vez Pablo perguntou ao diretor Ulisses da Motta Costa:

- Tem certeza que vai ser em preto-e-branco, né? Porque tem uma luz roxa aqui.


As figurinistas Isabela Boessio e Giulia De Cesero também tiveram suas questões para resolver. Um dos personagens, por exemplo, precisava usar uma camisa escura em dado momento. Elas conseguiram uma camisa azul-marinho, esperando que ela desse o resultado esperado. Na hora de rodar, a supresa: o azul virou um insípido cinza-claro diante da câmera. Uma rápida correria e uma camisa preta do publicitário do filme, Daniel Coutinho, resolveu o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário