Paciente: Sexo feminino. Vinte anos.
Estresse pós-traumático. Alucinações visuais.
Avistamentos de um vulto, o "homem grande".
Cartas de tarô, de origem desconhecida.
Muda.
Mora só.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Do elenco: Maico Silveira


Hi! You can also read the Kassandra's English Version!

Já falamos bastante de Renata Stein, a protagonista de Kassandra. Hora de começar a falar dos outros integrantes do elenco. Um deles é Maico Silveira, que faz o terapeuta que cuida de Kassandra. 

Maico é um ator gaúcho com passagem na França e na Espanha. Apesar da participação em vários filmes entre curtas e longas, seu ecossistema costumeiro é o palco. Ou o que puder se tornar num palco: seu monólogo O Dia em que Aprendi a Dizer Não não precisa mais que um cubículo para ser encenado. 

Como um ator acostumado ao teatro entrou neste projeto? Maico é velho conhecido do diretor Ulisses da Motta Costa e de boa parte da equipe de Kassandra (como o compositor Chico Pereira e o produtor Roberto Coutinho). Ele participou do primeiro curta realizado por eles, O Gritador (2006). Na ocasião, Maico fez teste para três personagens diferentes e foi bem em todos -- o que motivou o diretor a comentar: "Esse cara está no filme. Não sei ainda em qual papel, mas está no filme".

Em Kassandra, ele tem uma participação pequena em cena. Contudo, sua presença foi essencial para se debater os conceitos de atuação e para o trabalho de preparação e ensaios. Como é também um pensador do teatro, ele  e Ulisses debatiam as diferentes ideias de atuação que dividem o trabalho na câmera e nos palcos.

"Em dado momento, conversamos sobre Hitchcock, que dizia ser essencial que, no suspense, o ator conseguisse fazer um olhar neutro, com o qual o diretor construiria o significado que quisesse através da montagem", lembra Ulisses. "E Maico passou a exercitar esta neutralidade, dando tintas muito leves de intenção num que outro momento, num trabalho de sutileza bastante difícil".

"Logo no início dos ensaios eu comentei com o Ulisses sobre 'alguns vícios de atuação, e completei: 'não me deixe fazer esse tipo de coisa no filme'", sublinha o ator. "Acho que ele conseguiu nos guiar de uma maneira muito suave em direção à proposta do trabalho. Ninguém ainda tinha feito suspense, e o próprio suspense nos ensina muito sobre interpretação em cinema".

Maico também tem participação no "filme dentro do filme" em Kassandra. Mas isso é assunto para outro post...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Filmando em preto-e-branco


Hi! You can also read the Kassandra's English Version!

A fotografia em preto-e-branco sempre foi uma das ideias fundamentais na criação de Kassandra. Desde sempre se imaginou o filme sem cores. A imagem tinha que ser pensanda em termos de claro e escuro. Portanto, as decisões da fotografia, da arte, do figurino e da maquiagem precisam ser diferentes do normal.

O diretor de fotografia do projeto é Pablo Chasseraux (foto abaixo), um dos mais requisitados profissionais no Rio Grande do Sul, com dúzias de projetos de publicidade, TV e cinema -- uma amostra de seu trabalho pode ser vista aqui. Ele está usando uma Cannon 5D e, na verdade, está gravando as imagens coloridas, para depois o preto-e-branco ser aplicado na pós-produção. Contudo, as cenas são monitoradas sem cores. É preciso ver se os contrastes de claro e escuro estão funcionando e se a imagem não está excessivamente cheia de cinzas.

Como  a preocupação era se as áreas do enqudramento estavam claras ou escuras, o diretor de fotografia passou a não se importar com a temperatura de cor. Ou seja, alguns planos tem luzes frias e quentes misturadas. Se vistas em cores, parecem uma baderna. Mas no preto-e-branco criam um efeito extraordinário. Cauteloso com o carnaval de cores que apareciam na câmera, mais de uma vez Pablo perguntou ao diretor Ulisses da Motta Costa:

- Tem certeza que vai ser em preto-e-branco, né? Porque tem uma luz roxa aqui.


As figurinistas Isabela Boessio e Giulia De Cesero também tiveram suas questões para resolver. Um dos personagens, por exemplo, precisava usar uma camisa escura em dado momento. Elas conseguiram uma camisa azul-marinho, esperando que ela desse o resultado esperado. Na hora de rodar, a supresa: o azul virou um insípido cinza-claro diante da câmera. Uma rápida correria e uma camisa preta do publicitário do filme, Daniel Coutinho, resolveu o problema.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Seleção no Fundo de Cultura de São Léo


Hi! You can also check Kassandra's English Version!

Ontem à noite foram divulgados os vencedores do Fundo Municipal de Cultura (FMC) da cidade de São Leopoldo, em sessão no Teatro Municipal. Trinta e dois projetos foram inscritos e 27 foram analisados pela Comissão de Avaliação e Seleção (CAS - foto acima), responsável por apontar quais destas iniciativas dividiriam entre si o valor total de R$ 150 mil disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura.

No fim, 13 projetos foram selecionados (seis de música, dois de teatro, dois de audiovisual, um de literatura, um de artes plásticas e um de fotografia). E Kassandra não só foi um deles, como também ficou em primeiro lugar na classificação geral. Cada um dos dez membros da CAS deram notas aos projetos, numa escala de 1 a 22. O projeto de Kassandra (redigido, orçado e calculado pelos produtores Ramona Barcellos e Roberto Coutinho) totalizou 185 pontos.

O valor pedido junto ao FMC é cerca de 30% do orçamento total do filme. A partir daí, a produção se empenhará em obter o restante do valor junto a outras fontes. Uma captação via crowdfunding está sendo elaborada.

Parabéns a todos os projetos contemplados e parabéns pela Comissão de Avaliação e Seleção pela condução transparente e crítica de todo o processo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Making of Kassandra - 4 - Tarô

Hello, people from overseas! You can read the Kassandra's English Version right here.

Ansioso por ver mais vídeos de making of? Enquanto organizamos o material registrado durante as filmagens e pré-produção, segue um tira-gosto: um teste de fotografia em preto-e-branco com o tarô mitológico (que não foi usado) -- com o diretor Ulisses da Motta Costa e o produtor Roberto Coutinho falando ao fundo sobre uma das locações do filme...


Para saber mais sobre o tarô em Kassandra, dê uma olhada neste texto.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

As imagens de Kassandra - 2

Hello, people from overseas! You can read the Kassandra's English Version right here.

Para aumentar a curiosidade, mais uma leva de fotos feitas por Daniel Coutinho das primeiras filmagens de Kassandra -- com Renata Stein mostrando várias faces (primeira parte das fotos aqui):

Claquete, ação!

Leandro Lefa entrando em cena.

Ulisses da Motta Costa fingindo que dirige. :D

"Calma, Kassandra. É só o mundo lá fora".

Tchau e até o próximo post!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A dificuldade de se trabalhar com sangue

 
Hello, people from United States, Russia, Germany, Norway, United Kingdom, Ukraine, Ireland! You can read the Kassandra's English Version right here.

Um elemento cênico deu trabalho a mais para a equipe de Kassandra durante as primeiras filmagens, devido à sua imprevisibilidade: o sangue falso. Parece estranho? Pois é: trabalhar com líquidos foi um trabalho exaustivo, ainda mais quando se usava maiores quantidades no set.

Na segunda-feira, o trabalho foi redobrado: foi necessário uma hora e meia para fazer apenas dois planos de câmera. Num deles, um dos integrantes do elenco precisava ficar com sangue na boca. Entre cada take, a correria era intensa para limpar cenário, figurino e pessoa -- e achar algum recipiente onde se pudesse cuspir parte do sangue.

Mais difícil foi o plano em que o rosto de Kassandra precisava ser respingado com sangue. O diretor Ulisses da Motta Costa se posicionou na frente da protagonista Renata Stein, para lançar pingos com os dedos. No primeiro take, a mão do diretor vazou e apareceu na câmera. Ulisses então se afastou um pouco de Renata e fez o segundo take de um pouco mais longe. 

O diretor lançou vários respingos, que acertaram em inúmeros lugares: no chão, na cortina do cenário e na continuísta Marina Cardozo -- mas nenhuma gota em Renata. A diretora de arte Ana Gusson e o produtor de set Roberto Coutinho se lançaram furiosamente à tarefa de limpar o sangue, enquanto um vencido Ulisses mudava o enquadramento para facilitar a tarefa de jogar pingos na atriz. 

A sorte é que o sangue produzido por Roberto e por Jackson Ritter não manchava...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

As imagens de Kassandra - 1

Hello, people from overseas that visit us! You can read the Kassandra's English Version right here, including the translated version of this post.

Fim da primeira parte das filmagens! Um aperitivo de imagens feitas por Daniel Coutinho:


"Estica mais, Renata. Isso, agora mais pra baixo".

Maico Silveira sorrindo para ganhar simpatia
O triste velório do produtor Roberto Coutinho.
Suzana Witt quer que VOCÊ assista ao filme.
O vento dos deuses.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Nascimento de Kassandra



Hello, people from overseas that visit us! You can read the Kassandra's English Version right here.

Amanhã, sábado, começam as filmagens de Kassandra. Serão três dias como quaisquer dias de filmagem são: intensos, corridos, inesquecíveis.

Aguardem as histórias da produção! Garantimos que serão divertidas.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A última lista de produção de Jackson Ritter


Hello, people from overseas that visit us! You can read the Kassandra's english version right here, with the translated version of this post.

Para grande infelicidade dos que acompanham o blog, o produtor de set Jackson Ritter está finalizando seus trabalhos em Kassandra. Confiram sua lista final (e vejam aqui a primeira, a segunda e a terceira parte):

1 - Sangue falso: OK!
2 - Passarinho: Minha mulher não liberou o Galato, o periquito com as cores do Grêmio. Vamos comprar os passarinhos;
3 - Baratas: A informação de que o éter (o que eu usaria para dopá-las) tem venda controlada pelo Exército parece ter assustado a produção e as baratas ficaram de fora. Uma lástima;
4 - Slider: OK!

O cetro do cargo vai para Roberto Coutinho. Mas o espírito permace:

1 - Seringa. Nota: pegar a maior seringa existente no mercado;
2 - Punhal para cravar no peito. Nota: afiar o disco de corte;
3 - Vidro cênico. Obs Preliminares: A) A solução gruda em absolutamente qualquer coisa, inclusive na forma onde é resfriada. Ignoro se é um motivo químico, físico ou quântico.  B) Minha empregada se cortou com um caco, o que pode querer dizer que não está funcionando. C) Estou usando açúcar e glicose de milho. Se não funcionar como vidro, pelo menos já posso começar a fazer pirulitos.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Tarô de Kassandra

Um dos principais elementos que está presente em Kassandra são cartas de tarô -- na verdade, elas são o grande mistério do filme: a cada dia, uma nova carta de tarô aparece dentro do apartamento da nossa heroína. Desvendar a origem destas cartas é o seu desafio.

Segundo o diretor Ulisses da Motta Costa, "as cartas de tarô passam algo de misterioso em sua imagem. Como os leigos não sabem seu significado esotérico, buscam no seu visual a sugestão de algum significado oculto a ser revelado. Por isso, elas são parte do que está encoberto no universo de Kassandra". 

Apesar de não terem função esotérica na narrativa, o roteirista Roger Monteiro fez questão de respeitar o significado dado tradicionalmente a cada carta, relacionando-a com momentos específicos do filme e com o estado de espírito da personagem. 


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A casa de Kassandra



Estamos a uma semana de começar as filmagens de Kassandra. É uma contagem regressiva onde tudo tem que funcionar como um relógio.

Aproveitando, é hora de apresentar a casa de Kassandra, onde ser passará boa parte das cenas do curta. É um apartamento desocupado em Porto Alegre, no Bairro Moinhos de Vento. Ainda não está transformado de fato na casa da protagonista (na foto acima, a diretora de arte Ana Gusson avaliando a locação --não, não é um fantasma), mas tem o tamanho e as características necessárias para o filme (como o longo corredor na foto abaixo).

Como está desocupado, o local está servindo de quartel-general de elenco e equipe: reuniões e ensaios têm sido feitos ali -- o que auxilia a captar o clima da produção.